terça-feira, 26 de março de 2013

Pontos consideráveis na hora de clicar.

Oi geeeente! Tudo bom? :)

Olhando hoje algumas fotos no meu computador, e estudando o antigo material do meu curso, bateu a idéia de fazer esse post, pra quem, assim como eu, está começando agora nessa maravilha de mundo que é a fotografia, se ligar antes de sair clicando por aí.

Antes de apontar sua câmera para algo e fotografar, há alguns pontos que devem ser considerados antes disso.

1- Direção da luz.

Dependendo de onde você, ou o motivo da fotografia estão, a foto pode ter muitas sombras indesejadas, ou o motivo simplesmente não passará de uma silhueta caso você não observe por onde está vindo a iluminação. Pratique isso! ;)




2- Altas e baixas luzes.
Muitas vezes, fica difícil fazer uma boa fotografia, quando um lado está mais iluminado que o outro, e isso não é desejado (proposital). Você precisa prestar bastante atenção, ainda mais se você só tiver uma única chance de fazer aquela fotografia. Por exemplo, a luz pode estar mais forte do lado esquerdo, então a foto ficará mais escura/clara de um lado do que do outro, fazendo com que cores que deveriam ser exatamente do mesmo tom, fiquem completamente diferentes. Tente fazer um jogo de iluminação para facilitar isso.


Observe que na foto abaixo, a luz está bem melhor do lado esquerdo, fazendo com que a cor das pétalas da orquídea fiquem de cores diferentes. (Como a foto não foi tirada hoje, não tenho a foto com a correção.)


3- Linhas de equilíbrio.
Sei que muitas vezes tiramos fotos "tortas" de propósito, para dar um "charme" na foto, ou sei lá o que as pessoas pensam quando fazem isso, mas quando você tira uma foto você precisa definir um ponto de equilíbrio (enquadramento), para que a fotografia não fique toda torta e desproporcional. Ninguém merece aquelas fotos que a pessoa parece estar "caindo".


Observe abaixo, que na primeira foto, a caneta parece que vai cair, fazendo a foto ficar estranha ao olhar. Na segunda foto, o enquadramento correto faz a foto ficar muito mais agradável de se ver. :)



4- Onde aplicar o foco.
Isso também depende muito do motivo da fotografia. Se for um retrato, por exemplo, eu gosto de focar nos olhos da pessoa. Se for de uma paisagem, eu foco no ponto que eu mais gosto daquela paisagem, uma árvore ou uma flor por exemplo. Isso vai do que você quer mostrar e que chame atenção na sua fotografia. Outra coisa, pra quem está começando agora como eu; você não pode simplesmente apontar a câmera e clicar, tem que ensaiar o foco primeiro, ver se está correto e mais um milhão de coisas antes de clicar (isso no modo manual). 


Abaixo, a primeira foto está com o foco certinho, pois obviamente eu queria fotografar o meu espantalho lindinho deitado. haha! Na segunda foto, eu simplesmente mirei a câmera e cliquei, olha no que deu, ficou na cadeira. 





5- Velocidade mínima.
Preste bastante atenção na velocidade da obturação. A velocidade padrão (padrão e não obrigatória) é a velocidade ser maior que a distância focal da sua objetiva. Por exemplo, se for uma objetiva 18-55mm a velocidade mínima deve ser 1/60. Se você abaixar muito a velocidade, vamos supor que para "entrar mais luz", você corre o risco de ter uma foto borrada. Experimente outras funções, como aumentar a sensibilidade, ou fotometrar para a subexposição. 


A não ser que você esteja usando um tripé, e o motivo da sua fotografia esteja bem paradinho e de preferência não for uma pessoa, pois com certeza ela vai se mexer, nunca use uma velocidade mais baixa que a velocidade mínima. Gente, a sua mão vai se mexer, você respira e é inevitável se mexer! 



As fotos estão um pouco escuras, porque a iluminação da minha casa é péssima, e a minha câmera é um pouco limitada. Mas acho que deu pra dar exemplos do que eu queria dizer né! :D

Aí vai uma foto minha pra discontrair, com meu espantalho lindooo que minha mãe me deu no meu aniversário pra enfeitar o rack na sala da minha casa. *-*


Espero que tenham gostado, esse post deu um trabalhinho a mais rsrs Mas eu adorei fazer!! 
Mil beijos. 

9 comentários:

  1. Adorei as dicas! super uteis!

    Amei seu cantinho.

    Seguindo

    Bjo

    http://santoluxomakeup.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou! Estou te seguindo também. Beijoss!

      Excluir
  2. Obrigada amore! Vou dar uma olhada lá :D

    ResponderExcluir
  3. Arrasando como sempre nas dicas né linda!
    Adorei o post, e sempre aprendendo mais cm você!
    Linda a sua fotinha no final! :)
    Beijinhos linda!

    Blog:
    http://alineperobello.blogspot.com.br/

    Fan Page:
    http://www.facebook.com/pages/Estillo-A/128701730607501

    Canal no Youtube:
    http://www.youtube.com/channel/UC2earMW6nsooQbdHWFs72bg/videos?flow=grid&view=0

    ResponderExcluir
  4. Obrigada pelas dicas!
    Eu tinha mania de tirar fotos tortas, pra dar um 'charme', com você disse.
    Mas realmente fica bem estranho. hahah
    Vou tentar acertar essa parte do enquadramento. Me ajudou bastante.
    Parabéns.
    Big Beijo.

    http://alecriimdourado.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi linda, que bom que gostou!
      Particularmente, nas fotos do meu instagram eu faço tudo torto, rs. Mas que o charme fique somente no instagram. haha!

      Beijinhos

      Excluir
  5. amei nossa muito boas as dicas seguindo baby se puder seguir e visitar o meu

    beijocas

    dobatomaosaltoo.blogspot.com

    ResponderExcluir