quarta-feira, 27 de março de 2013

Fotografando em eventos.

Oi gente, tudo bem?

No post de hoje eu vou falar um pouquinho sobre fotografia em eventos. Sendo esses aniversários, casamentos, formaturas, ou qualquer outro tipo. Onde você tem que estar no meio de um monte de gente desconhecida.

Vou dizer pelo meu ponto de vista ok? E com certeza alguns amigos concordam comigo, já que também estão começando agora.

Existem dois tipos de clientes (pelo menos que eu conheça até hoje) : Aqueles que te contratam, e enquanto você está fotografando, esquece completamente que você é o centro da atenção dele (como dono da festa e não como contratante), que simplesmente ficam à vontade em saber que estão sendo fotografados, ficam super naturais, não ficam te enchendo de pedidos de fotos e tudo mais. E existem os clientes que ficam tensos em saber que tem alguém te olhando e te fotografando, se sentem intimidados, e acabam saindo tímidos nas fotos, até nas fotos posadas.

Prefiro o primeiro tipo de cliente. Porque a melhor maneira de você fazer ótimas fotos em um evento, é você sair despercebido. É muito chato quando você está fotografando, e a pessoa fotografada percebe e fica sem graça com aquilo. Gosto muito quando as crianças estão brincando, vou fotografa-las, e elas continuam brincando. Tem também aquelas que amam né? Logo fazem uma pose, haha. Tem pessoas que simplesmente fogem da foto, isso é chato. A câmera não é uma arma e o click não é um tiro, poxa.

Uma boa maneira de você fazer um trabalho legal em uma festinha, ou um outro evento qualquer, é se antecipar. Converse com seu cliente e pergunte o que exatamente ele quer, se tem alguma foto especial que queira fazer, se na festa tem alguma pessoa muito especial que precisa ser fotografada, enfim, converse com o cliente. Chegue cedo, para fotografar decoração, e estudar o ambiente para poder fazer uma configuração legal na sua câmera. Caso seja eventos familiares, converse com o cliente, e caso ele queira fotos posadas com família e amigos, tire um pequeno e rápido tempo para isso, para que depois o cliente não fique "vamos alí tirar uma foto com fulano?" , isso é chato para o cliente e para você, afinal, a festa não é só para a pessoa ser fotografa, e sim para ser curtida. ;)

Outra coisa importante principalmente em festas familiares é você estipular um horário final para o seu serviço. Em um aniversário por exemplo, o ideal é você finalizar seu trabalho depois do Parabéns. Depois disso, algumas pessoas vão embora, e outras ficam simplesmente bebendo e dançando; ou seja, tudo aquilo que você já registrou. Aí, sempre tem alguma pessoa que fica "ei, tire uma foto nossa!" e você fica igual um bobão gastando cliques da sua câmera com fotos que eles só vão postar no facebook. Determine um horário para o término do serviço e deixe isso claro para o cliente.

Particularmente, eu me sinto bem a vontade quando faço esse tipo de foto. É bem raro eu ser chamada pra isso, e quando vou, não fico muito tímida, logo me solto e vou a luta! haha. As vezes até converso com quem puxa assunto comigo. :P

Aqui embaixo vão algumas fotos que fiz, reparem que algumas são posadas e algumas são espontâneas. :)




































Então é isso pessoal, espero que tenham gostado. Quem gostou segue o blog, quem não gostou segue também pra passar a gostar hahahaha! Beijinhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário