segunda-feira, 29 de abril de 2013

Foto tirada com iPhone vira capa do The New York Times

Oi pessoal, tudo bom?
Primeiramente quero me desculpar com vocês pelo sumiço de 5 dias, mas isso tem um motivo: comecei a trabalhar. Como o horário é a tarde, e eu trabalho também no fim de semana (é escala 6x1 :/) fica um pouquinho complicado. E no início é mais complicado ainda por causa da burocracia de documentos e também de se acostumar com a nova rotina né. Mas continuo estudando pra compartilhar com vocês, não esqueci do meu blog não hein! :)

Nos últimos dias eu estava pela internet olhando alguns blogs de fotografia e sites que gosto de ler, e encontrei por várias vezes uma mesma notícia. A notícia é sobre uma foto que foi tirada com um iPhone 4S e virou capa do The New York Times. EXATAMENTE! Uma foto tirada com um celular foi parar em um dos maiores jornais do mundo. Basicamente todos os sites falam a mesma coisa, então escolhi um pra colocar aqui pra vocês, e dizer o que eu achei sobre isso.




"Com cada vez mais recursos, os celulares vem realizando mais tarefas com qualidade. Sinal disso é que um dos principais veículos jornalísticos do mundo, o New York Times, pela primeira vez utilizou em sua capa uma fotografia tirada por um iPhone 4S e tratada no Instagram. O fotógrafo esportivo Nick Laham registrou os jogadores New York Yankees, time de beisebol dos EUA, utilizando seu celular. Em vez de Photoshop, utilizou o aplicativo de filtros e seu trabalho ficou tão bom que chegou a ser licenciado para a agência Getty Images. A capa traz o jogador Alex Rodriguez e representa um marco na evolução da tecnologia de fotos. Até pouco tempo, era necessária uma câmara escura para revelar as fotos que iriam ocupar um espaço nobre de um veículo de mídia. Hoje, basta o celular. Também é importante observar que o olhar de um fotógrafo profissional por trás das imagens foi um fator decisivo para o sucesso das fotos, mas é curioso ver como esta barreira tecnológica está caindo cada vez mais." (Texto do site Olhar Digital)

 
VAMOS LÁ!
Ok, o carinha que tirou a foto é um fotógrafo profissional, ahan, tudo bem. Mas o que isso tudo mostra? No meu ponto de vista, é que a profissão vai ficar desvalorizada. Algumas (muitas) pessoas vão achar que pra tirar uma boa fotografia basta ter um bom celular.

Aí alguns vão dizer: Ah Lorraine, então pra você o que faz uma boa fotografia não é o olhar, e sim um equipamento?

NÃO! Não é isso que eu acho. Mas as boas câmeras fotográficas foram feitas exatamente para ajudar a quem tem um olhar especial para a fotografia fazerem desse olhar um registro perfeito daquilo que estão vendo.

E outra coisa, observem as fotos.








Pra mim, elas não representam um "marco na evolução da tecnologia de fotos". A foto está bonita? Está. Mas gente, que exagero. Tenho medo do futuro da profissão, sinceramente.

O jornal não fala sobre a foto, e sim sobre o tema da foto e o jogador. Mas no mundo da fotografia, o que chamou a atenção foi exatamente o fato de ela ter sido tirada com um iPhone e ter ido parar no The New York Times. Chega a ser engraçado! 

Vejam bem, eu não abomino o uso de celular pra fotografar. Eu uso o meu iPhone pra tirar fotos e uso instagram. Mas quis mostrar pra vocês como isso gerou assunto no mundo da tecnologia e fotografia. Se vocês pesquisarem, vão ver vááários sites falando sobre. ;)

Espero que tenham gostado. Até mais! ;*

11 comentários:

  1. A foto ficou bem típica do Instagram, também não acho que 'mereça' ser capa no The New York Times :S
    Adorei teu blog! A tua câmera é profissional ou semi? Estou juntando dinheiro e pensando em comprar uma semi, aconselha alguma?

    Tô te seguindo!
    makeforshine.blogspot.com.br
    www.facebook.com.br/makeforshine

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi linda, tudo bem?
      Minha câmera é profissional, uma D3000 da Nikon. Se vc faz vídeos para o seu blog, indico a D5000 ou uma Canon T4i. Mas se vc estiver procurando por uma mais barata a D3100 da Nikon também é boa. Só a lente do kit que eu não gosto muito, que é a 18-55mm. Se vc puder compre também uma lente 50mm.

      Beijinhos!

      Excluir
  2. Lo, concordo com vc... Uma foto pra um jornal precisa ser a foto né e tirada de uma boa câmera... Tá certíssima!

    beijos linda,
    http://casamento-marcado.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho. Claro que a foto ficou bonita, mas achei esculacho que outros fotografos ela ser coloca logo no the new york times. se fosse no extra ate tava valendo! hahahahaha

      Beijos minha linda!

      Excluir
  3. Oi Lorraine !
    Concordo plenamente contigo !
    Além do mais, prá mim ficou foto igual do instagram !

    Bjo, bjo !

    ResponderExcluir
  4. Não tenho nada contra sobre o fato do fotógrafo ter usado um Iphone, na verdade acho genial, até pq o diferencia um bom trabalho é o fotógrafo e não o seu equipamento. Pode ser também que a mídia revelou isso pra fazer propaganda do celular XD mas de qualquer forma, achei muito legal, também não devemos ser muito quadrados =)

    http://garotabluemonday.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá amada :)
    Estou passando para retribuir a visita e retribuir o carinho :)
    Parabéns pelo seu cantinho *-*
    Boa semana, fique com Deus, beijos s2

    http://www.naaygouveia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir