sexta-feira, 12 de abril de 2013

Fotometria e Sistemas de Fotometria.

Fazendo esse post só pro blog não ficar desatualizado hoje, pois talvez eu não poste durante o fim de semana. Com meu amor em casa fica um pouco difícil me concentrar aqui. :)

Esse post é mais pra quem acabou de comprar a câmera DSRL , olhou o daio (daio é essa rodinha que você escolhe o tipo de "cena" ex: noite, automatico, manual, retrato, etc) da câmera e pensou: Vish, pra que serve isso?!
Serve pra você selecionar a opção M e ir estudar! HAHAHA.

Assim que comprei minha câmera, fiquei pesquisando sobre pra que servia cada desenhinho daquele. E descobri que pouca coisa alí presta pra algo decente! rs. Sério gente. A maioria das opções vocês não vão usar nunca.

Daio de cena:


Primeiro vamos explicar mais ou menos o que é fotometria. Espero que entendam :S
Fotometria é um sistema técnico para realizar o registro da imagem no sensor da câmera, a partir de nosso interesse, tendo por base a combinação dos controles de sensibilidade de radiação da luz, velocidade de obturação da câmera e abertura de passagem no corpo da objetiva.
Aparece na telinha um gráfico mais ou menos assim: (-)-----------0-----------(+). Então, fotometrar, querendo simplificar a coisa, é você fazer uma série de configurações e fazer com que o ponteirinho fique no 0 (zero). Deu pra entender? Você tem que mexer em vááárias coisas, como velocidade, abertura do diafragma, iso, e etc, pra conseguir uma fotometria exata. PORÉM, isso não é uma regra, já que você deixa a SUA fotografia como VOCÊ quiser. Esse gráfico significa que quando está para (-) está entrando MENOS luz e quando está com (+) está entrando MAIS luz. Ai gente, espero que me entendam, rs!

Sistemas de fotometria são as "cenas" que eu mencionei, que aparecem nesse daio, que você vai usar a minoria.
Todas as máquinas, inclusive as compactas, apresentam várias opções de ajuste. Nas DSLR você vai usar somente, na grande maioria das vezes, 3 dessas opções. Isso se não usar somente 1. São elas:

M - MANUAL
O operador fixa ISO e velocidade, depois ajusta manualmente a abertura (f/diafragma).

A - AUTOMÁTICO COM PRIORIDADE PARA ABERTURA
O operador fixa ISO e F (diafragma), e a máquina ajusta automaticamente a velocidade.

S - AUTOMÁTICO COM PRIORIDADE PARA VELOCIDADE
O operador fixa ISO e velocidade, e a máquina ajusta automaticamente o abertura.

Ou seja, as outras opções.. Esqueçam! :)


Espero muito que tenham gostado, e até os próximos posts.
Beijos!

19 comentários:

  1. Oi gatona!Adorei as dicas,vou colocar em pratica.
    Olha adorei seu blog!Já seguindo!
    Convido você e sua leitoras a visitarem o meu cantinho, e se gostarem seguir.
    Parabéns e sucesso!
    Beijo e fique com Deus!:)
    http://neidebraga04.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Adoro seu blog querida! Faço faculdade de publicidade e propaganda e tenho uma cadeira chamada "fotografia em publicidade", e eu adoro, por isso me identifiquei com o seu blog, tenho até vontade de fazer um curso ou algo assim =)) mil beijoss!!

    http://criandoinventandomoda.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal!
      Eu ia fazer faculdade de publicidade e propaganda também, pq foi o que estudei no ensino médio, mas decidi que vou fazer de jornalismo :) que também tem fotografia envolvido, rs!

      Que bom que vc gostou espero que volte sempre!
      Seu blog é uma graça, já me inscrevi :) beijão linda.

      Excluir
  3. Estou te seguindo tbm amore :) Pode deixar! Beijão

    ResponderExcluir
  4. Linda, vim retribuir a visitinha que vc fez no meu Blog...
    Amei seu Blog, parabéns... Já to seguindo aqui, com certeza!


    Beijos,
    http://casamento-marcado.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, fico feliz! :)
      Volte sempre. beijão

      Excluir
  5. Oi lindona !!!
    Dicas perfeitas, vou te acompanhar sempre e aprender cada vez mais.
    Estou seguindo aqui viu flor.
    Aguardo sua linda visitinha no meu blog.
    Meu Blog: ➥ Plantão da Beleza
    Minha Lojinha ➥ Lojinha Blog Chic

    ▁ ▂ ▃ ▄ ▅ ▆ Tem Sorteio Rolando no Blog ▆ ▅ ▄ ▂ ▂ ▁
    ➥ Clique aqui e participe!
    BeijosssssssssSimara Pink ♥♡♥♡♥♡♥♡♥♡♥♡

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi linda, obrigada.
      Já estou indo no seu blog viu :)

      Beijão se cuida!

      Excluir
  6. Oi Lorraine, passando aqui pra conhecer e ameiiiii o post, super interessante!
    Estou no aguardo da minha câmera e isso já vai abrindo a menta. hahah
    Você pagou quanto nessa??
    Bju!
    www.papodoce.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie! :)
      Bom eu comprei ela já tem uns 2 anos, tinha acabado de ser lançada. Como eu comprei nos EUA e um amigo meu trouxe pra mim, eu paguei 900,00 nela. Não paguei correio só o valor dela. Comprei pela bestbuy lá é bem mais barato :)

      Beijão!

      Excluir
  7. linda, amei o blog, era o que precisa para poder melhorar minhas fotos!

    seguindo aqui,se puder me seguir também ficarei grata. beijos http://anavidadeestilista.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi linda, que bom que gostou! :) Volte sempre.
      Beijão

      Excluir
  8. hummm amei as dicas! E sua camera parece ser excelente hein :D
    bjao bem hgrande ja estou seguindo o blog,adoraria q seguisse o meu tbm lindona :D
    bjao bem grande e ate a proxima!

    http://alinesallespimentinha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado :) Sim ela é boa! Obrigada, já estou te seguindo também! Grande beijo.

      Excluir
  9. Estou adorando as aulas de fotografia. Vc é fotógrafa profissional?
    Está rolando um sorteio de um perfume para cabelos da Natura lá no meu blog.
    http://www.rosachiclets.com.br/2013/04/sorteio-de-um-perfume-para-cabelos.html

    Bjs - Suzana Rosa - www.rosachiclets.com.br
    Siga-me no Instagram e Dujour: @rosachiclets

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que ta gostando! :) Eu não sou profissional não, sou curiosa e apaixonada, rsrs. Já fiz curso mas não me acho profissional ainda tenho muito o que aprender.

      To indo lá participar! :D beijos

      Excluir
  10. ameiii o tuto para fotografos iniciantes! tenho uma cam profi e sei o quanto é difícil saber se ajudar com todo o sistema manual! quando comprei nao sabia quase nada mas com tempo e muito estudo dominei a fera, rs

    Fiz um novo post sobre o meu PRIMR preferido e BBB (BOM,BONITO E BARATO) se puder dê uma passadinha la para ver, espero que goste!!
    ps: Estou seguindo o seu blog lindonaaaa!!!!

    Um enormeeee Beijo,
    Carol
    www.blablablacarol.com

    Se puder, dê uma curtida na minha fanpage, ficaria MUITO feliz!!
    www.facebook.com/blablablacarol

    ResponderExcluir