terça-feira, 16 de abril de 2013

Tipos de objetivas (um pouco do que aprendi no curso).

Oi gente, tudo belezinha? Olha, o dia aqui no RJ tá tão lindo, que eu to feliz só de olhar pra esse céu azul. :)
Bom, vamos ao que interessa. No post de hoje eu vou falar um pouco sobre o que eu tava lendo ontem, que é tipos de objetivas.

No curso que fiz o professor falou sobre 6 tipos de objetivas, e eu vou falar um pouquinho do que aprendi pra vocês.

A primeira, é a objetiva FIXA. É a objetiva cujo a distância focal não muda. Ela tem um único ângulo de abordagem, por exemplo a queridinha de todos de 50mm. Ela é geralmente usada em fotos de estúdio ou onde a distância é fixa. Como ela tem poucos elementos óticos, a qualidade é bem grande.



A segunda, é a objetiva ZOOM. Ela possui vários ângulos visuais em um único corpo. As melhores objetivas tem um range de 3x entre a maior e a menor distância focal. Os ranges muito grandes, demandam mais energia do motor para fazer a fotometria, sendo assim de menor eficiência e rapidez. A objetiva 18-105mm que vem no kit das Nikon, cujo range fica na casa de 7x, não é a ideal, mas dependendo do uso que será empregado apresenta boa relação custo-benefício. A melhores objetivas são muito caras (óbvio rs).











A terceira, é a MICRO E MACRO. Ambas referem-se a capacidade de aproximação focal, que pode chegar a 3-5cm. As chamadas micro ficam dentro de uma objetiva fixa e as chamadas macro, dentro de objetivas zoom.



A quarta é a objetiva DIAFRAGMA FIXO. Ela é a objetiva que possui somente uma única abertura de diafragma, exigindo que o controle da luz seja executado pela velocidade.




A quinta é a que eu menos entendo e até hoje não vi ninguém pode perto usar, é TUBOS E FOLES. São equipamentos que acoplados no corpo da câmera, antes da objetiva, aumentam a capacidade de aproximação focal da objetiva em uso. O tubo é um cilindro oco, já o fole é um equipamento mais complexo, com deslocamentos em todas as direções.




A sexta, é a objetiva com VR (vibration reduction). É um estabilizador de imagem, que reduz o efeito tremor da mão. Trabalha compensando o movimento da objetiva; muito adequado para objetos a longa distância. Para distâncias focais acima de 100mm, o VR é quase obrigatório.



Bom, espero que tenham gostado e entendido algo que falei. Tava tudo anotadinho no meu caderno do curso e as fotos eu peguei da internet pra mostrar pra vocês como são as lentes. Claro que existem vários tipos pra cada modelo, e é você que escolhe. Se você pretende comprar sua câmera pra utilizar profissionalmente, faça como eu não fiz, pesquise primeiro, rs. É tipo: faça o que eu digo e não faça o que eu faço. hahaha!

Beijão.

10 comentários:

  1. Oi lorraine, dessas todas a q eu uso eh a 50mm. Adoooro. Vc faz curso no paco da imagem? Foi la q eu fiz :-)
    Vc ja trabalha profissionalmente?
    Saudacoes fotograficas rs
    Bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiz curso lá sim :) A minha é a do kit 18-55mm. Sou pobre e só tenho essa! hahaha (ainda)

      Profissionalmente ainda não, ainda tenho muito o que aprender. Mas já fiz 3 aniversários :) Tem algumas fotos na página QUEM SOU EU :)

      Beijãooo!

      Excluir
    2. MENTIRA. Tá na página FOTOGRAFIA. kkkkkkkkk! bjsss

      Excluir
  2. Cada dia aprendo uma coisa nova com vc em linda! Não sabia nada sobre o assunto, e agora deu pra conhecer um pouquinho de cada uma! Adorei#
    E NÃO SE ESQUEÇA DO SORTEIO QUE ESTÁ ROLANDO LÁ NO BLOG!

    PRÊMIOS: 1 Paleta de sombras / batom / blushes e um kit de pincéis!

    Quero ver você participando heim!

    Beijinhos linda!

    Blog:
    http://alineperobello.blogspot.com.br/

    Fan Page:
    http://www.facebook.com/pages/Estillo-A/128701730607501

    Canal no Youtube:
    http://www.youtube.com/channel/UC2earMW6nsooQbdHWFs72bg/videos?flow=grid&view=0

    ResponderExcluir
  3. Olá Lorraine, obrigado pela sua visita no www.acessofeminino.com, seu
    blog está fofo e te desejo todo sucesso do mundo :D

    bjus.

    ResponderExcluir
  4. Ahhh, Looo!

    Muito obrigada por compartilhar conosco seus conhecimentos, estou amando!

    De verdade, seus posts são bem uteis!

    Beeeeijinhos <3
    Blog EU AMO VERÃO | Canal no Youtube | FACEBOOK

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aiiiii que bom que vc ta gostando linda :) vc é linda! beijooos

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir