quinta-feira, 28 de março de 2013

Cursos de fotografia.

Oiii pessoal :) Tudo bom?!

Muitas pessoas como eu que querem aprender sobre fotografia, procuram cursos pra adquirir conhecimento. Sejam eles online ou presenciais. Existem muitos cursos bons, que tem um ótimo método de ensino.
Por exemplo, tenho ótimas referências do Senac, o pessoal realmente fala bem do curso, e os livros da editora são bons; e claro, tem os que não gostaram. Eu nunca fiz nenhum curso no Senac, mas quando tiver a oportunidade vou fazer com certeza. Sobre preços, quando pesquisei, o do Senac foi o mais em conta. O de história da fotografia não custava mais que R$ 400,00 e os mais avançados um pouquinho mais caros, podendo ser pago parcelado. Sem contar que era só eu andar uns 30 minutinhos e estava lá, pertinho. :)
Outro que também me foi recomendado quando eu estava procurando é o Ateliê da Imagem, na Urca. Nesse o preço era um pouquinho mais salgado, não lembro o valor, mas era mais caro que todos os outros que eu pesquisei, mas o lugar chamava bem mais atenção. Sofisticado e tal, parecia que seria legal estudar alí. Porém, era realmente muito longe da minha casa. Eu teria que pegar um ônibus, depois metrô e andar um pouco pra chegar lá, e depois fazer o mesmo pra voltar pra casa. Não seria cansativo, pois seria somente aos sábados, mas eu ia gastar um dinheirão de passagem.
Foi quando pesquisando mais um pouco, encontrei o Paço da Imagem. Precisava só pegar um ônibus e andar um pouquinho pra chegar lá. Achei que o preço não estava muito ruim. No primeiro módulo do curso, que era o básico, paguei cerca de quase R$ 500,00, e ainda pude parcelar ;) Porém, muitas vezes o barato sai caro! No começo o curso estava ótimo, aprendemos a pegar na câmera, processo de fotometria, fizemos aulas práticas e outras coisas; mas quando chegou no meio do curso, o professor mudou, e ele remarcava as aulas pra outro horário em cima da hora, ou adiava para o próximo sábado, sempre dando desculpas; terminava algumas aulas mais cedo, até as práticas que eram bem divertidas, e não ensinava muito bem. Ok, meus colegas e eu conseguimos nos virar. Depois resolvi dar mais uma chance a eles, e na esperança de que o outro professor voltaria, mas isso não aconteceu. Paguei mais de R$ 1.000,00 pelo próximo módulo, que era de Flash, e me arrependi. Tenho um flash e não sei mexer em nada no modo manual, isso é realmente triste. O flash eu uso no automático (prometo que assim que aprender, faço um post explicando ;D). Claro, aprendi várias coisas lá, gostava do professor, dos colegas, das aulas em si, do modo como o professor (o primeiro) ensinava, mas achei eles muito desorganizados. Tentavam repor aulas, mas nem todo mundo tinha o tempo deles né.


O ponto de tudo isso, e que eu realmente quero dizer, é que fotografia você aprende na prática. Você pode fazer um curso pra fazer contatos, aprender algo novo, ou um pouco mais rápido, ou entender algo que não entra na sua cabeça quando se estuda sozinho. Mas a prática, é sozinho que você aprende. Na hora de colocar a cara a tapa em um trabalho, vai ser a sua e não a do professor, ou da empresa que te forneceu o curso, vai ser a sua. O seu olhar, o seu estilo de fotografar, o seu tempo, o seu nome, a sua dedicação. Com essa experiência aprendi que o cara tá alí sentado te ensinando algo que você pode meter as caras e aprender sozinho.

Não vou ser hipócrita de dizer que nunca mais vou fazer curso de fotografia. VOU SIM! No Senac por exemplo, quero muito, mas quero isso por diploma, porque sei que sou capaz de estudar e aprender por mim mesma, com pura prática e esforço.

É bom SIM fazer curso de fotografia. Mas aqui vai um conselho: Invista em material para aprender com prática, e não com teoria (em cursos). Ok?

Com seus equipamentos vem algo chamado manual. Leia-os! 

Compre livros. Saia, e faça fotos. De tudo! Família, amigos, aniversários que você for, das roupas no varal, do seu cachorro brincando, de tudo mesmo! Fotos bobas, sem importância para as pessoas mas com importância pra você, pois simbolizam aprendizado.
Enfim.. Cursos não são ruins, mas não são 100% necessários. ;) AH E OUTRA COISINHA.. Workshops são muuuito mais legais! Temas variados, não fica chato, são em lugares legais com pessoas legais e inteligentes que sempre entendem bastante do que estão falando.

Abaixo seguem algumas fotinhas que eu tirei assim que peguei minha câmera, e também depois que comecei o curso. Estão editadas em photoshop, com efeitos e tudo mais, porque eu também treinava edições no photoshop. Hahaha! Mas a edição é só na cor ok?! :P E só algumas, não todas.










Na última foto sou eu, em um dia de aula prática no curso, lá no hall do MAM. :)

Espero que tenham gostado! Beijos.

2 comentários:

  1. Adorei o post!
    Minha linda, que voe tenha um ótimo feriado, e uma FELIZ PÁSCOA!

    Eu você ganhe muitos e muitos Chocolates! Afinal de contas nessa data, agente pode abusar né?! Kkkk’

    Beijinhos linda!

    Blog:
    http://alineperobello.blogspot.com.br/

    Fan Page:
    http://www.facebook.com/pages/Estillo-A/128701730607501

    Canal no Youtube:
    http://www.youtube.com/channel/UC2earMW6nsooQbdHWFs72bg/videos?flow=grid&view=0

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi flor ! Tudo bom?
      Que bom que gostou! :)

      Obrigadaaaa pra vc tbm. Cuidado com os quilinhos a mais, haha. Beijos se cuida!

      Excluir