sexta-feira, 29 de março de 2013

Light Painting.

Oi gente, tudo bom?
Primeiramente quero desejar a vocês uma feliz sexta-feira santa. Que o dia de vocês seja abençoado! :)

Ontem eu estava pensando em algo legal pra postar aqui no blog, e estava de bobeira em casa, sem nada pra fazer. Então falei pro meu amor: môr, vamos brincar? Peguei a câmera, coloquei no tripé e comecei a testar, porque eu só tinha feito isso uma vez. O mais difícil não foi realizar a técnica (que é muito fácil), e sim me virar sozinha, já que o meu amor não quis brincar comigo e foi ver filme :( rs!

Não é nada mais que fazer uma pintura com a luz. Não sei se com câmeras compactas dá pra fazer, pois muitas delas você não tem como configurar o tempo de exposição (velocidade do obturador), na minha compacta por exemplo eu nunca parei pra ver isso. Mas nas câmeras reflex, com certeza todas, você tem como fazer. :)

É divertido, e nada mais é do que diminuir a velocidade do obturador, apagar as luzes, diminuir o iso, e fechar um pouco o diafragma. Pra isso, você vai precisar de um tripé, ou uma superfície fixa. Se colocar alguém pra segurar a câmera, vai sair super tremido e feio. Eu fiz alguns, e os desenhos ficaram uma porcaria, mas só queria dar exemplos pra vocês de como fica legal, e realmente dá pra se divertir com seus amigos, fazendo desenhos no ar e fotografando. É realmente muito legal.

Pra você que tem câmera reflex e quer fazer, é o seguinte:
- Coloque sua câmera em um tripé (ou superfície fixa).
- Coloque o ISO em mais ou menos 200.
- Diminua a velocidade para 10s.
- Fechar o diafragma, não precisa fechar por completo.
- Configure o temporizador e vá para a frente da câmera (isso se estiver sozinho, se tiver alguém com você, o temporizador não é necessário).
- Apague a luz e vá para a frente da câmera.
- Clique e comece a fazer desenhos no ar com uma lanterna ou algo do tipo. Se terminar antes de o obturador se abrir, saia da frente da câmera e espere.

Depois é só olhar sua obra de arte! :)

Mas vale lembrar uma coisa:
Cuidado ao brincar com a velocidade do obturador, se tiver muita luz no ambiente com uma velocidade muito baixa, vai entrar muita luz, e isso pode queimar o sensor. Quando brincar de light painting, apague a luz. Pode deixar tv ligada, computador, etc. Mas as luzes, apague, pra ficar escuro o ambiente. Pra brincar com a velocidade do obturador em lugares mais claro, tem que saber configurar muito bem a câmera. É um risco que se corre.

Agora as minhas obras de arte, hahaha! :P









Atena é o nome da minha filha (cadela). rs!

Esse vermelho é porque apertei o botão errado e saiu a luz vermelha, rs.


Espero que tenham gostado. Cuidado com os chocolates esse fim de semana! :P
Beijinhos.

4 comentários:

  1. Ah que incrível, adorei a dica! Sempre quis aprender e fazer dessa técnica. Obrigada pela dica, parabéns! Beijão!

    http://mariadecorando.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oii, qual reflex voce usa?
    Quero muuuito comprar uma, as imagens ficam 1000 vezes melhorr!!
    Adorei esse efeito, eu achava que pra faze-lo era necessario uma lente especial, mas agora vi que é apenas ajustar a configuração da camera! Valeu pela dica, quando eu comprar uma reflex quero tentar...
    Um beeeeijo, http://coisasdeg.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie!
      A minha é uma Nikon D3000. Se a sua câmera tem configuração de velocidade, então você pode fazer :)

      Que bom que gostou. Quando fizer, quero ver ^^ Grande beijo!

      Excluir